A Toda Cidadã foi selecionada, dentre menos de 1% dos postulantes, como parceira da iniciativa Digital Democracy Initiative, da Civicus Alliance.
Nosso projeto é um chatbot que democratiza a educação cidadã e digital para meninas e mulheres.
No Brasil, milhares de mulheres vivem sem acesso a informações básicas sobre seus direitos. A maioria enfrenta falta de tempo, internet e espaços seguros para aprender.
Ainda, segundo a PNAD 2023 do IBGE, mais da metade dos lares chefiados por mulheres está abaixo da linha da pobreza. Mesmo diante dessa realidade, elas seguem buscando formas de se engajar e transformar sua vida e sua comunidade.
Como forma de tornar a educação cidadã acessível mesmo para quem enfrenta dificuldades estruturais, criamos esse projeto.
Ele levará informação autoral e verificada para mulheres e meninas sobre seus direitos, como acessá-los, e formas de exercer a cidadania.
Escolhemos o whatsapp como ferramenta por ser a rede social mais utilizada no país, além de ser gratuita na maior parte das operadoras de telefonia.
Acreditamos que a democracia só será plena quando todas as vozes puderem ser ouvidas, e que o conhecimento é o primeiro passo para isso.
Com esse projeto, buscamos garantir que mais mulheres compreendam seus direitos, saibam como acessá-los e encontrem caminhos para participar da construção de um Brasil mais justo e inclusivo.
A Maria Valente chegou para ser sua aliada na busca por informação, autonomia e direitos.
Ela é gratuita, funciona no WhatsApp e te ajuda a entender seus direitos como mulher e como cidadã, além de mostrar caminhos para acessar serviços públicos e pedir ajuda quando precisar.
Quais são seus direitos como mulher e cidadã?
Convidamos especialistas de Direito e história para contar um pouco sobre quais são nossos direitos conquistados e como chegamos até eles.
Como acessar esses direitos? Quais são os serviços disponíveis?
Mapeamos serviços públicos e OSCs que oferecem acesso a direitos, passando por direito à saúde, moradia, auxílios, defesa e outros.
Como driblar a desinformação?
Sabemos que a desinformação afasta muitas mulheres do acesso a seus direitos e do exercício da cidadania. Por isso, preparamos um módulo de letramento digital, voltado a ajudar a identificar desinformação.
Como funciona o governo?
Sabemos que, às vezes, os conteúdos sobre esse tema são excessivamente confusos. Por isso, disponibilizamos informações em linguagem acessível sobre o que é governo, o que é Estado, a diferença entre os poderes e suas funções, e sobre como diminuir as barreiras que distanciam as mulheres desses espaços.
Como organizar-se no espaço cívico?
Chamamos especialistas para nos apoiarem na criação de conteúdos informativos e que ajudam a formar o pensamento crítico, bem como a se organizar para ocupar o espaço cívico.